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Quanto tempo leva para eu ter resultados? Por - Nutricionista Natália Principe Tofoli

08 de setembro, 2023

A pressa da maioria das pessoas não está relacionada apenas a ânsia pelo resultado em si, mas ao fato de que associa-se ao processo de emagrecimento a necessidade de uma conduta restritiva, desconfortável e não sustentável. A “dieta”, o “regime” (chama como preferir), são tão ruins que a ideia de tolera-los só é plausível se for por pouco tempo! Há que ser rápido! É por isso que a pergunta principal no consultório de um nutricionista é: “quando poderei parar?”, ou “quando poderei comer algo fora do plano alimentar?”.


Entenda: o emagrecimento é um processo fisiologicamente lento (embora a perda de peso possa ser consideravelmente rápida devido aos acúmulos de água e glicogênio que são mobilizados logo nas primeiras semanas) justamente porque não é algo natural!


Como seres humanos, temos capacidade otimizada para armazenar energia em forma de gordura, não para nos desfazermos desta “poupança” com facilidade. Ou seja, se você pretende perder peso e TAMBÉM emagrecer (são coisas diferentes), precisa entender que isso vai sim levar tempo! Qualquer conduta que leve menos de DOZE SEMANAS, para avaliar o COMEÇO dos resultados, é precoce! (então esqueça chamadas como “5kg em 7 dias”).


Se levamos anos (veja bem, eu disse ANOS) comendo mal, abusando de industrializados e farináceos e nos rendendo à toda e qualquer vontade, como seria possível corrigir esta questão em poucas semanas? Não faz sentido! Doze semanas é pra COMEÇAR, e depois disso é que vem a principal parte, a que separa homens de meninos, a parte da paciência, perseverança e disciplina!


Entende porque sua dieta tem que ser algo prazeroso e sustentável? Porque ela vai durar MUITO tempo, vai durar a vida TODA! E passar esse tempo todo de forma restritiva é, no mínimo, uma tortura! Então não há atalhos: legumes, verduras, carnes, ovos, oleaginosas, azeite de oliva, frutas e o principal: TEMPO!


FAÇA SUA PESQUISA – Apesar de que contar com ajuda profissional é excelente, mais seguro e poupa tempo, isso não descarta a necessidade de buscar respostas por si mesmo! Não deixe de ler tudo que puder sobre o assunto e esteja sempre aberto! Definir “times” e endeusar ou crucificar estratégias é bobeira! Caso tenha um nutricionista, leve um bloquinho com as dúvidas anotadas para a consulta, faça todas as perguntas possíveis!


SEJA SIMPLES – Tendemos a pensar que o mais complicado surte mais efeito, mas se estamos falando sobre práticas diárias que deverão ser mantidas por muito tempo, quanto mais simples for, maiores as chances de dar certo! Livre-se da ideia de que é preciso ingredientes difíceis de achar, suplementos caríssimos ou qualquer outra coisa que te impeça de fazer a mudança em base regular!


SÓ VOLTE! – Essa é a dica mais importante! Quando comer algo que não estava em seus planos, não caia na bobeira de esperar o dia ou a semana seguinte para retomar o que estava fazendo! Volte no próximo minuto! Tenha em mente que a exceção justifica a regra, não se culpe e nem se cobre (isso NÃO ajuda), apenas volte!

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