emagrecimento, saúde, perda de peso

Emagrecimento: Saiba como otimizar sua rotina para potencializar seus resultados.

03 de abril, 2024

Sabemos que diversos fatores permeiam o processo de emagrecimento, e que a correria do dia a dia, muitas vezes, acaba atrapalhando o planejamento para alcançar os resultados desejados.


Nesse contexto, otimizar a rotina para não dar chances para falhas se torna fundamental. Por isso, neste post vamos falar um pouco sobre aspectos que podem ajudar você a se

organizar. Mas antes, iremos relembrar alguns pontos importantes sobre o emagrecimento:


Déficit calórico:

Quando falamos sobre perda de peso, um dos principais pontos de atenção é o déficit calórico. Mas o que é isso? Déficit calórico trata-se basicamente de ingerir menos calorias do que você gasta.


Saciedade:

Para alcançar o emagrecimento é necessário déficit calórico, para obtermos o déficit calórico precisamos comer pouco, certo? Não necessariamente. Muitas pessoas não

conseguem se manter no processo de emagrecimento pois “passam fome”. Mas então o que fazer para superar esse problema? Preferir alimentos que promovem mais saciedade,

como alimentos ricos em fibras e proteínas (com baixo teor de gordura). Além disso, você pode fazer trocas inteligentes onde é possível comer mais ingerindo menos calorias. Abaixo

nós damos alguns exemplos:


100g de arroz = 131 kcal >>> 200g de batata inglesa cozida = 104 kcal.


240ml de leite integral = 156 kcal >>> 240ml de leite desnatado = 93 kcal.


350ml refrigerante de cola = >>> 350ml refrigerante de cola zero = 0 kcal.


50g de requeijão = >>> 50g de requeijão light = 91 kcal

Consumo de proteínas.


Preservar ou até mesmo maximizar a massa muscular é muito importante no processo de emagrecimento. Afinal, o que você quer eliminar é a gordura, certo? Para isso, consumir uma boa quantidade de proteínas é essencial. Em alguns casos pode ser

necessário um consumo um pouco mais elevado, como 2-3g de proteínas por kg de peso

corporal. 


A necessidade varia de acordo com cada pessoa, portanto, é importante que você siga a orientação de um profissional.


Treinamento:

O exercício físico é um grande aliado no emagrecimento, tanto os exercícios aeróbicos quanto o treinamento resistido (musculação). Através do treinamento de resistência é possível preservar e potencializar a força e massa muscular. Além disso, as atividades físicas irão aumentar o seu gasto energético, proporcionando mais liberdade na

dieta. Em resumo: quanto mais você treinar, mais poderá comer.


São muitos fatores que precisam de atenção no processo de emagrecimento, e para que as atividades do dia a dia não atrapalhem seus resultados, confira como otimizar a sua

rotina:


- Organize suas refeições com antecedência: Ter refeições prontas facilita o planejamento. Tire um dia mais tranquilo e prepare todas suas refeições principais da semana, e armazene no congelador. Fazer isso poupa tempo e não deixa brechas para você chegar em casa após um longo dia, não ter

disposição para cozinhar e comer aquele lanche mais calórico ou até mesmo pedir um delivery. Barras de proteína, whey protein e suplementos vitamínicos também auxiliam na

correria.



- Priorize alimentos in natura:

Já vimos que priorizar alimentos com baixa densidade energética facilita o seu processo de emagrecimento. Por isso, inclua alimentos in natura como frutas, legumes e

verduras à sua alimentação, pois além de terem poucas calorias, vão tornar a sua alimentação mais saudável.



- Estabeleça uma rotina de treinamentos:

Estabelecer horários fixos para os seus exercícios torna-os parte da sua rotina, e com o tempo, tornam-se hábitos indispensáveis. Inclua treinamentos aeróbicos ao seu cotidiano

Incluir exercícios aeróbicos aos seus treinos irão potencializar seu gasto energético. Você sabe o que são esses exercícios? Aeróbico é o famoso cardio, pode ser caminhar,correr, pular cordas, pedalar, entre outros. Comece devagar

Faça o planejamento dos seus treinos (se possível com um profissional) e comece devagar, progredindo gradativamente. Além de prevenir lesões, isso irá te auxiliar a estabelecer metas e não desanimar.



O processo de emagrecimento pode não ser fácil, mas planejar e otimizar sua rotina vão

colaborar para o sucesso do seu objetivo.

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Referência