Betterlife

04-12-2023

L- Carnitina

Como a L-Carnitina reflete no seu desempenho?

carnitina (1).webp__PID:2b829b4e-360a-4745-a4bf-5ac0f2980482

A L-carnitina é um aminoácido produzido de forma natural pelo organismo a partir de outros dois aminoácidos, a lisina e metionina, necessitando a presença de ferro, ácido ascórbico (vitamina C), niacina (vitamina B3) e piridoxina (vitamina b6).

A carnitina é encontrada principalmente nos músculos e é responsável por facilitar a geração de adenosina trifosfato (ATP) já que o mesmo atua como importante co-fator na oxidação de ácidos graxos de cadeia longa, aumentando a utilização de triglicerídeos para o fornecimento de energia. Essa oxidação facilitada aumenta o fluxo de substratos através do ciclo de Krebs resultando na maior e mais efetiva utilização do oxigênio.

Por impactar diretamente em todos esses mecanismos, o aumento do gasto energético melhora a performance em atividades físicas e potencializa a queima de gordura, sendo um ótimo aliado para quem sofre com síndromes metabólicas e doenças cardiovasculares.

Benefícios da L-Carnitina:

- Aumento do desempenho físico; -  Potencializa a queima de gordura;
- Aumenta a disposição durante o dia Auxilia na recuperação muscular;
- Melhora perfil lipídico; Diminui os riscos de doenças cardiovasculares;
- Auxilia no tratamento da obesidade.


REFERÊNCIA


COELHO, C. D. F.; MOTA, J. F.; BRAGRANÇA, E.; BURINI, R. C. Aplicações clínicas da suplementação de L-carnitina. , Campinas, v. 18, n. 5, p. 651-659, 2005.

 CURI, R. et al. Ciclo de krebs como fator limitante na utilização de ácidos graxos durante o exercício aeróbico. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 135-143, 2003.