Betterlife
28-09-2023
Consumo de açúcares simples e suas consequências à saúde.
O que são açúcares simples? Eles podem ser os monossacarídeos (menor estrutura de um carboidrato): glicose, frutose e galactose. E também podem ser os dissacarídeos, que são formados a partir da “junção” dos monossacarídeos: maltose (glicose + glicose), lactose (glicose + galactose) e sacarose (glicose + frutose).
Quais alimentos são fontes de açúcares simples? Bebidas adoçadas como sucos e refrigerantes, açúcar de cozinha, doces em geral, como chocolates, balas e biscoitos recheados, bolos, tortas e pães feitos com farinha branca, entre outros.
Os açúcares simples são digeridos e absorvidos mais facilmente pelo organismo, e consequentemente, elevam o nível de açúcar sanguíneo mais rapidamente.
O nosso organismo possui mecanismos de controle do nível de açúcar no sangue, tendo como principal hormônio envolvido com essa regulação a insulina. Portanto, quando ingerimos alimentos ricos em açúcares simples o nível de açúcar no sangue aumenta e a insulina entra em ação para manter o nível dentro da faixa de normalidade.
Porém quando há uma longa exposição a esses carboidratos simples, ou seja, uma dieta rica em açúcares simples de forma rotineira, a insulina passa a não conseguir ter a mesma eficiência em manter os níveis de açúcar adequados, gerando o que chamamos de resistência à insulina.
A partir disso, quando a exposição aos carboidratos simples continua, diversos problemas são desencadeados, como diabetes, problemas cardiovasculares, aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e obesidade. Por isso, é tão importante uma alimentação rica em alimentos in natura e balanceada do ponto de vista nutricional, onde alimentos ricos em açúcares simples são exceção e não rotina.
REFERÊNCIA
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8238879/
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf