Consumo de proteínas, importância, desempenho

Importância do consumo de proteínas:

25 de FEVEREIRO, 2024

Proteínas são macronutrientes formados por cadeias de aminoácidos. Elas são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo, pois exercem diversas funções no metabolismo humano: formam enzimas e hormônios, produzem e restauram tecidos, realizam transporte de substâncias, participam da contração muscular, auxiliam na transmissão de sinais entre células, atuam no sistema imunológico, além de participarem da regulação de processos metabólicos, armazenamento de nutrientes e arranjo celular.

Para atletas e praticantes de exercícios físicos as proteínas têm um papel importante. 


A ingestão adequada desse nutriente promove o ganho de massa muscular, favorece a recuperação dos músculos, auxilia no processo de emagrecimento e potencializa a síntese de proteínas.


No âmbito hospitalar, a ingestão de proteínas também têm grande relevância, pois auxiliam na manutenção e recuperação de massa muscular, que é fundamental para prevenir e tratar sarcopenia (condição de perda de volume e função dos músculos), e melhorar o prognóstico de pacientes hospitalizados.


As quantidades ideais de ingestão proteica podem variar entre as pessoas, de acordo com a idade, objetivos estéticos e esportivos específicos, comorbidades e condições clínicas. A recomendação para adultos saudáveis é de 0,8g / Kg / dia, entretanto, buscar ajuda profissional é o ideal para que sejam avaliados todos os fatores e objetivos que permeiam cada indivíduo.


Diante de todos estes aspectos, podemos perceber a importância de termos um aporte proteico adequado, e neste contexto, os suplementos proteicos podem ser grandes aliados na busca pelo objetivo.



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